terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Mente e coração

Só com a mente que ponderamos as decisões que tomamos, e só com o coração que as concretizamos com sucesso.

Completos opostos, a mente e o coração estão no entanto condenados a trabalhar juntos. Diariamente eles travam umaguerra de atrito, persistindo em tentar restringir as ações do outro e reduzir a sua influência. Esse conflito porém, é vital para o bem do indivíduo.

Se ele fosse dominado pelo coração, seria vítima de suas próprias emoções, viajando constantemente numa verdadeira montanha russa emocional, alternando entre picos extremos sem forma alguma de controlar seus impulsos, pois isso é trabalho da mente.

Se por outro lado, ele fosse dominado pela mente, o resultado seria igualmente desastroso. O indivíduo serial cruel, incompassivo, metódico, inflexível e egoísta. Ele seria o exemplo perfeito de alguém frio e calculista, ocupando-se apenas dos fatores lógicos dos assuntos e não tomando em conta as emoções, pois isso é trabalho do coração.

Para concluir, gostaria de transcrever um texto que não é de minha autoria que diz mais ou menos assim:

"A mente e o coração são como um cavaleiro puxado por vários cavalos. Sem o cavaleiro os cavalos ficariam desgovernados mas sem os cavalos o cavaleiro não iria a lado nenhum".



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...