quarta-feira, 24 de abril de 2013

Saudade

                Saudade. É uma palavra poderosa. Uma vez disseram-me que essa palavra é exclusiva da língua portuguesa, originada aquando dos descobrimentos portugueses. Diz-se que era usada para definir a profunda solidão que os colonos suportavam numa terra longínqua e a dor que sentiam pela falta daqueles que tinham ficado para trás.


                Se isso é verdade, sinto pena daqueles que não falam português. Eles não têm uma expressão adequada para o sentimento que se têm quando estamos a um continente de distância daqueles que amamos. Ou quando o que nos separa deles não é a distância no espaço mas sim no tempo, caso já tenham adormecido na morte.


                A saudade é como a sede, existe para a nossa proteção. Ela impede que nos afastemos demais de nossos entes queridos. Assim como a sede, ela deve ser saciada, caso contrário começaríamos a definhar e por fim morreríamos.
                Embora "saudade" não seja uma palavra universal, o sentimento que representa é. Todos nós já a sentimos ou fomos motivo para outros a sentirem. Agora com licença pois vou falar com meu pai online. Tenho saudades dele.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...