domingo, 28 de abril de 2013

A verdade

                Hoje foi um dia ensolarado. Isso é verdade dependendo de onde mora. Mas isso é muito simples. Que dizer de aspectos abstractos?



                Uma pessoa acha-se próspera porque tem milhões na sua conta bancária, outra acha-se próspera porque pode pagar suas contas no fim do mês e consegue guardar uma ínfima parte do seu salário. Qual delas está certa? Isso não pode ser determinado pois o que importa é como a pessoa se sente. É até mesmo possível que tem menos bens materiais sinta-se mais próspera do que a que tem mais.

                E se alguém diz que as pessoas são bondosas mas outra discorda e diz que as pessoas são cruéis. Antes de responder quem está dizendo a verdade, considere o seguinte: a primeira pessoa recebeu um transplante de rim de um mero conhecido, enquanto a segunda já foi assaltada, espancada e humilhada. Não estão ambas dizendo a verdade? Sim, pois com base nas suas experiências pessoais aquela é a verdade para elas.

                A "verdade" é que a verdade é um conceito mental, não existente no mundo físico. O que consideramos ser verdade não são mais do que conceitos mentais coletivos, ou seja, o que nós e as pessoas da nossa cultura à nossa volta consideram como verdade. A verdade varia consoante a cultura e a época que se examina.

                Mas uma coisa eu sei que é verdade: hoje foi um dia ensolarado não foi?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...